@uol.com.br

Como funciona o webmail UOL

Para ler suas mensagens em qualquer computador conectado à internet, a qualquer momento, basta usar o webmail UOL.

Entre na página do UOL Mail ou na home page do UOL e insira os dados da sua conta: seu e-mail (sem o @uol.com.br), sua senha e clique em "OK". Você também pode acessar seu e-mail pelos campos localizados no alto desta página. Logo após a autenticação, você verá todos os e-mails que estão armazenados em sua caixa postal online.

As novas mensagens ficam na pasta "Entrada", porém alguns e-mails podem estar na "Quarentena" devido à ação do AntiSpam UOL, que barra endereços suspeitos e direciona para essa pasta. Por isso, vale a pena checar frequentemente a "Quarentena" e definir a configuração de AntiSpam de acordo com suas necessidades.

Atenção: mensagens descarregadas em programas de e-mail, como o Outlook Express e o Thunderbird, são apagadas dos servidores do UOL e, portanto, não ficam disponíveis online.

Vantagens do UOL Mail

Com o UOL Mail, suas mensagens ficam armazenadas online e você pode acessá-las de qualquer computador ou celular conectado à internet. O webmail oferece até 20 GB de espaço para armazenamento, antivírus gratuito, antispam, formatação de texto, corretor ortográfico, filtros de mensagens, criação de pastas pessoais, inclusão automática de contatos, assinaturas personalizadas nas mensagens, acesso pelo celular e diversas outras funcionalidades. Conheça todos os recursos do UOL Mail.

Configurações do webmail

Você pode definir uma série de opções para adequar o webmail UOL às suas necessidades e preferências. Para isso, acesse "Configurações" pelo link localizado no canto superior direito do seu e-mail ou pelo menu à esquerda de sua 'Caixa de Entrada'. Veja, a seguir, o que significa cada uma das opções:

  • Nome: é o texto que vai aparecer como remetente quando você enviar um e-mail. Pode ser seu nome, o nome da sua empresa, da sua banda, enfim, é a identificação de quem envia a mensagem. Caso você não preencha esse campo, o próprio endereço de e-mail aparecerá como remetente.
  • Preferências de envio: se quiser que todo endereço para quem você mandar e-mail seja armazenado automaticamente, marque a opção "Salvar destinatários na agenda de contatos". Além disso, se desejar armazenar uma cópia de todas as mensagens que enviar, marque "Salvar e-mail na pasta "Enviados". Essas duas opções vêm habilitadas por padrão, e você pode desmarcá-las se preferir.
  • Padrões de edição: as opções deste item referem-se ao momento de escrever um e-mail.
    • "Escrever texto sem formatação": por padrão, a caixa de mensagem traz os recursos de um editor de texto, com a possibilidade de definir fonte, tamanho, cor, usar corretor ortográfico, acrescentar hiperlink etc. Porém, caso você prefira escrever sem nenhum recurso de formatação, como se estivesse usando o bloco de notas, habilite esta opção.
    • "Salvar rascunho automaticamente": o webmail faz uma "cópia de segurança" de mensagens abertas há mais de 60 segundos. Enquanto você estiver escrevendo um e-mail, ele será salvo automaticamente a cada minuto, de forma a garantir que você não perca tudo o que digitou caso tenha problemas com a conexão ou precise interromper a ação. Quando você envia a mensagem, ela é removida da pasta "Rascunho". Se preferir, você pode desativar esta opção.
  • Aparência: você pode escolher a cor do seu webmail. Por padrão, o UOL Mail é exibido nos tons bege e cinza, porém é possível trocar de acordo com sua preferência. Há 20 opções de cores disponíveis.
  • Versão do sistema: o UOL recomenda que seja utilizada a versão completa do webmail, com tecnologia AJAX, que oferece diversas funcionalidades e agrega todas as melhorias realizadas permanentemente no webmail. Porém, se preferir, você pode escolher abrir sua caixa postal sempre na versão simples, que possui menos recursos e outro visual. Para isso, marque a opção "Versão simples (HTML)".
  • Lista de mensagens: se você escolher "Mostrar a lista de mensagens com o painel de leitura", isso significa que, ao clicar na mensagem, ela será aberta logo abaixo da lista, e não em uma nova página. Essa opção define que a lista terá 10 mensagens por página. Já se você decidir "Mostrar apenas a lista de mensagens", o e-mail será aberto em uma nova página.
    • Você pode optar pela exibição de até 100 mensagens por página (clicando em 'Exibir até X emails por página').
    • Em 'Tamanho da letra na lista', você pode escolher visualizar a relação de lista de mensagens em fonte 'Pequena', 'Média' ou 'Grande'.
    • Você escolhe quantos nomes deseja visualizar em cada página de sua lista de contatos (de 20 a 100).
  • Preferências de visualização:
    • "Exibir alerta antes de abrir link externo": quando você abre uma mensagem que contém um link para outra página, o UOL exibe um alerta perguntando se deseja mesmo continuar, pois links em e-mails podem conter vírus ou instalar programas que capturam informações sigilosas do seu computador, como senhas. Se o endereço for de sua confiança, basta clicar em "Continuar" para abrir a página. Porém, caso você prefira não visualizar o alerta, desabilite esta opção.
    • "Exibir busca rápida no menu": localizada no menu lateral, a busca rápida serve para organizar visualmente as mensagens que estão dispersas no seu webmail. Ao clicar na pasta "Não Lidas", você verá todas as mensagens que ainda não foram abertas, e, ao clicar em "Destacadas", o webmail mostrará as mensagens que você já tiver marcado com a bolinha vermelha []. Se não quiser que este recurso seja exibido no menu, desmarque a opção.
    • "Exibir detalhes da mensagem": o cabeçalho de uma mensagem aberta mostra, por padrão, o assunto e o remetente. Porém, se quiser que sempre sejam exibidos outros detalhes, como os destinatários e a data, marque esta opção.
    • "Exibir miniaturas de anexos na mensagem": esta opção vem habilitada por padrão para que os anexos indicados no cabeçalho sejam também exibidos em miniaturas no final da mensagem. No caso das imagens, as miniaturas trazem, além da opção de baixar, a possibilidade de visualizar cada arquivo anexado em uma nova janela e também a opção de visualizar todos em conjunto, no slideshow. Porém, se preferir não exibir as miniaturas, basta desmarcar esta opção.
  • Ao apagar, mover ou marcar uma mensagem como Spam/Não é Spam: aqui você decide se abre a mensagem seguinte ou volta para a lista de mensagens depois de ler um e-mail e apagá-lo, movê-lo ou acionar os botões Spam (que leva a mensagem para a "Quarentena") e Não é Spam (que tira da "Quarentena" e envia para a "Entrada").
  • Assinatura: você pode criar um texto padrão para constar ao final de todas as mensagens que escrever. Por exemplo, seu nome e o endereço de seu site pessoal.
  • Redirecionamento/Autorresposta: é possível enviar automaticamente toda mensagem que você receber para outro endereço de e-mail. Escolha "Ativar redirecionamento", informe o e-mail de destino e salve. Outra opção é programar o envio de uma mensagem automática a quem lhe mandar um e-mail. Marque "Ativar resposta automática", preencha o texto que será enviado e salve. Esta autorresposta é enviada uma vez a cada sete dias para cada remetente. Você deve escolher uma opção ou outra; não é possível ativar o redirecionamento e a autorresposta ao mesmo tempo.
  • IMAP: configure sua conta para acessar seus e-mails em programas instalados no computador ou no celular. Por padrão, sua conta do UOL Mail já vem ativada para o IMAP. Assim, você só precisa seguir as instruções do aparelho ou programa onde deseja ler seus e-mails (clique aqui e veja o passo a passo). Você também pode acessar as mensagens via POP3, mas, neste caso, as mensagens serão baixadas de sua 'Caixa de entrada' clique aqui para maiores informações
  • Outros e-mails: cadastre suas outras contas de e-mail para serem lidas diretamente em seu UOL Mail. Você pode abrir, enviar e receber mensagens sem que elas sejam apagadas do servidor original.
  • Ativar cópia permanente: opção indicada para quem acessa os e-mails via POP3, mas deseja manter as mensagens armazenadas no servidor. Ative a cópia permanente e depois configure o programa de gerenciamento de e-mails. No caso do Outlook Express, acesse "Ferramentas" e depois "Contas", selecione sua conta UOL, clique em "Propriedades", escolha a aba "Avançado" e marque a opção "Deixar uma cópia das mensagens no servidor". Então, clique em "Aplicar" e depois em "OK". Lembre-se: após ativar a cópia permanente, aguarde pelo menos 15 minutos para que as novas configurações sejam efetivadas. O serviço não é válido para e-mails adicionais.
  • Trocar senha: é recomendado trocar sua senha regularmente para garantir a segurança de seu e-mail. Ao clicar, você deve digitar sua senha atual, sua nova senha e repetir a nova senha. Depois, clique em "Alterar".
  • Calendário: defina as configurações que serão exibidas como padrão quando você utilizar o calendário: o fuso-horário (há opções nacionais e internacionais), o modo de exibição do calendário (se ele será visualizado com a lista de eventos agendados ou com divisão por dia, semana ou mês), e a duração padrão dos compromissos (o tempo médio que durará cada evento agendado). Para aprender a usar o calendário, acesse a página de ajuda do recurso.

Como cadastrar uma conta externa?

É possível adicionar até dez contas externas de e-mails de outros provedores como UOL, BOL, ZIP, Folha, Gmail, Yahoo!, iG, Globomail ou qualquer outro serviço que ofereça a opção de acesso IMAP, como Terra, Sapo e AOL. Saiba mais.
No menu lateral esquerdo do webmail, clique em "adicionar / editar" ao lado de "Contas". Na tela seguinte, clique no botão "Adicionar conta de e-mail".

Informe o endereço e a senha da sua outra conta nos campos indicados. Digite no campo "Nome da conta" como quer identificar o e-mail externo no menu do webmail principal (ex.: Trabalho).

Depois, informe em "Seu nome" como deve aparecer o remetente (De ou From) nos e-mails enviados por esta conta. Em seguida, você pode escolher um novo esquema de cores para identificar mais facilmente a conta no menu.

Após preencher todos os campos, clique no botão verde "Salvar".

Lembre-se de clicar no botão "Salvar modificações" sempre que alterar as configurações do seu webmail.



Atençăo! Lembre-se: sua senha de acesso no UOL é secreta; năo a informe a ninguém.
O UOL jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone. Trocar senha.